A prefeitura do Rio informou, na noite desta quarta-feira (27), que foram retiradas ao todo 800 toneladas de resíduos após o temporal de segunda-feira.
Foram dois dias de limpeza com um efetivo de 425 homens na Praça da Bandeira e na Grande Tijuca, na Zona Norte, áreas mais afetadas pela chuva, segundo a prefeitura.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) participou do trabalho com uma equipe de 350 garis. Na terça-feira (26), haviam sido recolhidas 300 toneladas de resíduos e nesta quarta foram outras 500 toneladas.
De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, a Defesa Civil registrou entre 10h31 e 17h30 desta quarta-feira 134 ocorrências. A maior parte dos registros é de solicitação para vistorias em imóveis com rachaduras e infiltrações, ameaças de desabamento, áreas com alagamento ou inundações e deslizamentos de barreiras.
Teste no sistema de alarme por sirenes
Ainda segundo o Centro de Operações, a Defesa Civil realizou nesta quarta-feira, um teste para validar o sistema de alarme por sirenes em implantação na comunidade da Rocinha, na Zona Sul. Ao todo, serão sete torres (com 3 ou 4 sirenes cada), que foram colocadas nas localidades de maior risco.
A Defesa Civil já treinou os agentes de saúde, lideranças comunitárias locais e moradores, e está definindo os pontos de apoio para onde a população deverá se dirigir nas situações de emergências. Foram distribuídos folhetos para os moradores das áreas onde as sirenes foram instaladas, com orientações sobre o funcionamento do sistema.
Ainda de acordo com o Centro de Operações, os testes estavam previamente agendado. O sistema de alerta de sirenes já está instalado em 20 comunidades em toda a cidade.
Estado de vigilância
A cidade do Rio voltou ao estágio de vigilância, o primeiro e mais brando numa escala de quatro níveis, na manhã desta quarta, depois que a chuva cessou. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse estágio se caracteriza pela ausência de chuvas ou chuva fraca. Antes a cidade estava em estágio de atenção.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora