Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Prefeitura vai recorrer da liminar que impede obras na Praça do Batel

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

Diferente da movimentação pela manhã, o clima esteve tranqüilo durante toda a tarde desta quarta-feira na Praça Miguel Couto, a Pracinha do Batel, em Curitiba. Pela manhã, a prefeitura começou as obras para dividir a praça ao meio, onde passará uma via entre as Ruas Carneiro Lobo e Desembargador Costa Carvalho.

Algumas árvores chegaram a ser retiradas da pracinha, mas um morador ficou em frente das máquinas e impediu que outras árvores fossem retiradas - relembrando, mesmo que por motivos muito diferentes, o ato praticado por um jovem há 18 anos na China. O estudante ficou parado em frente a um tanque do exército, impedindo a movimentação do blindado na Praça da Paz Celestial, durante protestos que pediam democracia no país.

Rafael Xavier Schuartz, integrante do movimento Amigos do Batel, foi quem se postou à frente das máquinas. Ele contou por telefone, que a idéia era evitar o início das obras, já que nesta manhã conseguiu uma liminar na Justiça que impede qualquer movimentação na praça. "Agora a tarde, a prefeitura veio recolocar as pedras de petit-pavê do calçamento da praça", contou.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou no fim da tarde que já teve conhecimento da liminar e que a Procuradoria Geral do Município iria, nas próximas horas, entrar com um recurso contra este documento.

Schuartz conta que os funcionários da prefeitura chegaram cedo. "Eles chegaram por volta das 6 horas e derrubaram imediatamente algumas árvores, depois chegaram algumas máquinas para o início da obra. Isso sem levar em conta o pedido de tombamento histórico da praça, que foi enviado à prefeitura na quinta-feira passada", contou.

De acordo com o administrador da regional Matriz, Omar Akel, a prefeitura tem um prazo de 30 dias para concluir a obra. "A determinação do prefeito (Beto Richa) é que a obra seja feita com todo o cuidado", afirmou Akel em entrevista a Rádio CBN. A prefeitura, por meio de sua assessoria, explicou que os elementos arquitetônicos e históricos da pracinha serão mantidos e o local ganhará mais bancos, nova iluminação e um café com mesas ao ar livre.

O bate-boca entre Omar Akel e o Rafael Xavier Schuartz foi flagrado pela rádio BandNews. A seguir alguns trechos da discussão trasmitida ao vivo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.