A prefeitura de Curitiba e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) fazem nesta quarta-feira (14) mais uma etapa de retirada de cabeamentos irregulares de internet, TV a cabo e telefonia da cidade. Desta vez as equipes vão passar por um trecho da Alameda Dr. Carlos de Carvalho.
Os trabalhos vão se estender entre as 9h e 11h e das 13h30 às 16h, no trecho que vai da Rua Visconde de Nácar à Rua Desembargador Motta. Segundo a prefeitura, não haverá bloqueios no trânsito, mas o poder público recomenda que os motoristas evitem passar pela rua nesse período.
A retirada engloba cabos irregulares que não foram identificados por nenhuma empresa de telefonia, TV a cabo e internet e que não possuem autorização da prefeitura e da Copel para serem instalados. Moradores e comerciantes que forem afetados pela retirada devem procurar as operadoras que contrataram para restabelecimento do serviço.
O procedimento faz parte de um trabalho que os dois órgãos iniciaram em abril, e que também envolve a retirada de postes clandestinos. As ações acontecem após o vencimento do prazo dado pela prefeitura e pela empresa de energia elétrica para que as empresas responsáveis se adequassem às normas estatais para instalação desses elementos em via pública.
Na última sexta-feira (9), três empresas de telefonia, TV a cabo e internet - GVT, Embratel e NET - assinaram um termo com a prefeitura para obedecerem à legislação municipal para instalação desses cabos e postes, bem como devem, a partir de agora, obedecer às normas da Copel. De acordo com a prefeitura, mesmo após a assinatura do acordo, enquanto as empresas não identificarem onde estão os postes e cabos irregulares, a prefeitura continuará com a retirada.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora