Os bebês prematuros precisam de cuidados especiais quando o assunto é visão. A oftalmologista pediátrica Ana Teresa Moreira, do Hospital de Olhos, explica que a respiração artificial utilizada nas incubadoras pode ocasionar problemas de visão nos bebês. O prematuro pode necessitar de oxigênio por um período prolongado e em concentrações elevadas, principalmente se o parto ocorrer antes do sétimo mês de gestação ou se a criança apresentar baixo peso.
Segundo Ana Teresa, esse gás pode ter um efeito tóxico sobre os vasos sanguíneos da retina e causar deficiência visual de graus variados. "Os pais devem solicitar o acompanhamento da irrigação sanguínea da retina ainda na UTI. Devido ao crescimento desordenado dos vasos sanguíneos na região, os bebês prematuros também podem sofrer um deslocamento da retina, ocasionando, em certos casos, a cegueira bilateral", explica.
Ana Teresa explica que em crianças nascidas com noves meses de gestação, o preenchimento total dos vasos sangüíneos na retina se dá normalmente ainda no primeiro mês de vida. Já nos prematuros a quantidade de vasos ainda é muito pequena, sendo necessário às vezes uma cirurgia de emergência. O prematuro irá necessitar revisões oftalmológicas de rotina até o desenvolvimento total da visão. (CV)
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora