O aumento da faixa de areia em Matinhos, que custará cerca de R$ 22 milhões, saiu de graça para os moradores de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Ali, a preservação da restinga fez com que a faixa de areia não apenas se mantivesse, mas aumentasse. Em quase 25 anos, a faixa litorânea de restinga aumentou cerca de 10 mil m2, segundo o biólogo Egon Abraão Ramos. Sua pesquisa constatou, através de fotografias aéreas, que em 1980 a vegetação cobria 313 mil m2. Em 2003, a área já passava de 322 mil m2.
De acordo com Ramos, a geografia do lugar ajudou por estar em uma parte côncava do litoral, o balneário tende a receber e fixar a areia que se desloca de outras praias, como Matinhos e Guaratuba , mas a preservação da restinga pela população foi essencial para ajudar a natureza a manter a orla.
Uma situação curiosa dá uma ideia de quanto a orla aumentou nos ultimos anos: o posto do Corpo de Bombeiros, que antes estava a poucos metros do mar, hoje está praticamente dentro do mato. Para o biólogo, são vários os ganhos de Pontal do Sul: "Além de aumentar o seu território, o local também está conservando a sua biodiversidade. Fora isso, a praia fica mais bonita e a cidade pode explorar melhor o turismo", exemplifica.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora