Um homem de 23 anos morreu, na manhã desta terça-feira (30), em uma cela da carceragem do 12º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Maikon Pereira Alves da Silva tinha 24 anos e havia sido preso no dia 16 de novembro, depois de tentar furtar o carro de um policial da Rondas Ostensivas de Natureza Especiais (Rone), que estava de folga.
De acordo com o superintendente do 12º DP, Manoel Mendes, Silva teve convulsões por volta das 7h45 desta terça. Avisados por presos que dividiam a cela com a vítima, policiais que estavam de plantão acionaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas Silva morreu antes da chegada dos socorristas.
A delegacia informou que na segunda-feira (29), um médico esteve na carceragem atendendo os presos e Silva não manifestou qualquer sintoma que inspirasse cuidados. "Em princípio, trata-se de um caso de morte natural, mas só o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) pode apontar o que ocorreu", disse o superintendente.
Silva dividia a cela com outros 29 presos, em um espaço projetado para abrigar quatro pessoas. A carceragem do 12º DP tem capacidade para 28 homens, mas 171 pessoas se encontram presas naquela cadeia.
A morte do preso alerta, mais uma vez, para a saturação do sistema de detenção provisória. De acordo com a vice-presidente da comissão de defesa dos direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Isabel Kugler Mendes, o grupo vai promover, ainda nesta semana, uma vistoria na carceragem do 12º DP.
Na semana passada, a Gazeta do Povo mostrou que a cadeia de São José dos Pinhais também foi interditada. As carceragens de outros quatro distritos policiais da capital também estão interditados judicialmente. A comissão aponta que o sistema de detenção provisória do Paraná está em cheque.
Outro casoNa madrugada desta terça-feira, outro preso morreu em Curitiba. Douglas Pereira de Souza, de 23 anos, estava internado no Complexo Médico Penal do Paraná. Ele havia sido preso no dia 5 de agosto por roubo.
Em setembro, ele foi transferido do 1º DP para o 12º Distrito. Em seguida, o preso foi encaminhado ao Centro de Triagem-II, em Piraquara, região metropolitana. No dia 25 de novembro, Souza foi removido ao Centro de Observação Criminológica e Triagem, onde permaneceu detido até ser internado.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora