Entenda o caso
Cinco homens fortemente armados deixaram os moradores de Sapopema, no Norte Pioneiro, assustados na manhã desta quinta-feira (4). Às 10h50 o grupo rendeu os dois policiais militares que faziam a ronda na cidade de sete mil habitantes e assaltaram a agência do Banco Itaú, na Avenida Manoel Ribas.
A polícia prendeu na tarde de sábado (6), na estrada PR-445, cinco responsáveis pelo roubo ao banco da cidade de Sapopema, no Norte Pioneiro. Outros dois bandidos morreram e um escapou. Vítimas da série de roubo a bancos que aconteceram em Curitiba e região deverão ser chamadas para averiguar se a quadrilha também tem envolvimento nesses crimes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação policial foi desencadeada graças a uma denúncia anônima dando conta que os bandidos estariam a caminho de Londrina. Policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Pelotão de Choque do 5º Batalhão da Polícia Militar abordaram um veículo Ômega na PR 445, nas imediações da cidade de Guaravera, a 29 quilômetros de Londrina. O carro não obedeceu a ordem policial e tentou fugir por volta das 16h30, segundo o tenente Ricardo Eguedis. Houve troca de tiros.
Os cinco acusados que estavam dentro do veículo tentaram se esconder correndo em direção a uma plantação de milho. Mais tiros foram disparados. Leandro Francisco da Silva, conhecido como Cerola, de idade ainda não confirmada, morreu no local. Foi feito um cerco com parte dos aproximadamente 50 policiais envolvidos na operação e os outros quatro acusados foram presos.
Mais três presos
Cerca de 30 minutos depois, a polícia localizou outros três acusados. "A situação foi semelhante", conta Eguedis. Novamente na PR-445, desta vez nas imediações da cidade de Tamarana, um carro Fiat Brava foi perseguido por policiais. O carro teria tentado fugir por uma estrada de terra, mas capotou poucos quilômetros depois de sair da estrada.
Os três acusados que estavam dentro do carro tentaram se esconder em uma plantação de café. Alex Silva Viofrida, apelido Costelinha, de 18 anos, morreu em tiroteio contra a polícia. Um bandido foi preso e outro, Alex Gomes, 21 anos, fugiu. Na segunda-feira (8), um retrato falado do acusado deverá ser divulgado pela polícia.
Presos e apreensões
Com essa operação, a polícia apreendeu seis coletes a prova de balas, quatro escopetas calibre 12, três revólveres calibre .38, munições, os dois veículos usados no assalto e "boa parte do dinheiro roubado no banco de Sapopema", segundo Eguedis.
Rogério Fernandes Figueiredo, 24 anos, Adriano Valmozino da Silva, 21, e Luiz Carlos Fonseca Figueira, 22, Jonathan Willian Santana, 19, e Diogo Braga Gonçalves, 26, foram presos. Eguedis informou que a quadrilha é suspeita de praticar mais roubos na região Norte e do Norte Pioneiro. Todos os integrantes da quadrilha têm passagens pela polícia por roubo. Eles estão detidos no Centro de Detenção de Londrina.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora