Detentos de três módulos do presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, iniciaram uma rebelião nesta sexta-feira (21). Mesmo em greve, os agentes penitenciários controlaram o tumulto.
De acordo com a Intendência Geral do Sistema Penitenciário, as três áreas do presídio ficaram destruídas. Os detentos danificaram celas, instalações sanitárias e atearam fogo a colchões e roupas.
Os agentes penitenciários usaram armas não letais para controlar a situação. O número de presos feridos não foi divulgado.
Ainda segundo a Intendência Geral do Sistema Penitenciário, os detentos das celas destruídas foram colocados em outros módulos.
Greve
Os agentes penitenciários estão em greve desde o dia 14 de janeiro. Somente o número mínimo de funcionários exigidos pela lei continua trabalhando.
A categoria quer um plano de cargos e salários e a fixação de um índice de reajuste para a categoria, entre outras reivindicações. Representantes do governo do estado e do Sindicato dos Agentes Penitenciários devem se reunir no início da próxima semana.
Por causa da paralisação, os detentos não podem receber visitas e ficam confinados nas celas, sem permissão para circular nos módulos do presídio.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora