Pelo menos 153 casas foram danificadas por causa das chuvas
As chuvas que atingiram o Paraná nesta quarta-feira (24), quinta (25) e sexta-feira (26) causaram estragos em 15 cidades. Pelo menos 153 casas foram danificadas em Cascavel, Toledo, Bom Sucesso, Cafelândia, Corbélia , Nova Cantú, Nova Tebas, Pitanga, Peabiru e Ubiratã, de acordo com o balanço da Defesa Civil atualizado às 18 horas desta sexta-feira (26).
No total, 1.205 pessoas foram afetadas nas cidades de Apucarana, Araruna, Bom Sucesso, Cafelândia, Cascavel, Corbélia, Goioerê, Mato Rico, Nova Cantú, Nova Tebas, PeabiruPitanga, São José das Palmeiras, Toledo e Ubiratã.
O tempo vai continuar instável em todo o Paraná neste fim de semana, o que coloca o estado em situação de alerta para possíveis transtornos. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, deve chover todos os dias em todas as cidades do estado. "Não é chuva contínua, mas são várias pancadas", afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen. A instabilidade é causada por um fluxo constante de umidade que está sobre o estado, de acordo com o meteorologista.
PREVISÃO: veja como fica o tempo em todas as cidades do Paraná.
De acordo com Jacóbsen, a Defesa Civil do estado já foi alertada sobre possíveis estragos. "A partir de agora tem previsão de muita chuva. Começa a preocupar a questão de elevação de nível de rios, enxurradas, alagamentos e deslizamentos", explica.
A temperatura não deve variar muito no fim de semana. "Frio não faz, mas também não faz calor", diz Jacóbsen. De acordo com o meteorologista, a chuva deve regular a temperatura. No sábado (27) as temperaturas devem chegar a 25ºC em Maringá, Londrina, Paranavaí e Umuarama e a 28ºC em Guaíra. Em Curitiba, a temperatura varia entre 14ºC e 19ºC. Já no domingo (28), os termômetros variam entre 15ºC e 23ºC na capital e chegam a 27ºC em Foz do Iguaçu, Londrina, Umuarama e Apucarana.
Estado de atenção
A Defesa Civil do Paraná está em estado de atenção por causa da precisão de chuvas para os próximos dias no estado. As regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste são as mais preocupantes, de acordo com o órgão.
Permanecem desabrigadas 26 pessoas, cujas casas foram atingidas pelas chuvas de quarta-feira para cá. Destas, 20 são de Cascavel e outras seis, de Peabiru, ao lado de Campo Mourão, na região Centro Ocidental do estado.
De acordo com o capitão Lucas Frates Simiano, da Defesa Civil, em caso de necessidade o órgão emite um sinal de alerta em tempo real para as regionais e municípios afetados para tentar prevenir desastres.
Interdição
Em São Pedro do Ivaí, região Norte Central paranaense, o Rio Corumbataí transbordou e cobriu a rodovia PR-650, cerca de 500 metros à frente do quilômetro 18. O tráfego está interrompido no local e não há previsão de normalização, segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Militar do Paraná.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora