Um parceria entre a prefeitura, através de secretaria municipal de Educação, e a ONG Arte de Educar vai ocupar as escolas da rede municipal, com arte. O objetivo do Programa Ocupa Escola, anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, na manhã desta quinta-feira (14) na Escola Municipal Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte, é aproximar a comunidade de artistas locais, transformando a estrutura existentes das escolas como equipamentos públicos de cultura para professores, estudantes e o público em geral.
“É um grupo de pessoas ligadas à cultura, que se organizou em 2013, com o movimento Reage Artista, e que começou a chamar a atenção da prefeitura. É um projeto cultural que usa as escolas como equipamentos de cultura. Ricardo de Albuquerque, onde a gente está, não tem nenhum equipamento de cultura consolidado. Então vamos usar as escolas municipais para peças de teatro, exposições”, afirmou o prefeito.
Foram selecionados nove escolas e dois polos educacionais municipais, situados em áreas de risco social e reduzido acesso à cultura, para abrigar o projeto; sendo quatro na Zona Oeste, seis na Zona Norte; e uma no Centro.
As onze unidades terão programação artística gratuita a cada 15 dias. Além disso, grupos locais de artistas vão utilizar os espaços para a realização de residências artísticas. Em troca, eles vão dar oficinas para os alunos.
- APP-Sindicato vai apoiar greve geral dos servidores a partir de terça-feira
- Ministros assinam portaria interministerial que regulamenta o Canal da Educação
- Professores da UFRJ iniciam paralisação de 24 horas
- MEC anuncia provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro
- Curitiba discute Plano Municipal de Educação neste fim de semana