O feriadão de 7 de Setembro, Independência do Brasil, e da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8, será marcado por uma programação cívica e religiosa na cidade. Um dos eventos mais aguardados é o Desfile da Independência, no Centro Cívico. O evento começa às 8h30 e segue até 12h30.
Confira o que abre e fecha em Curitiba no feriado da Independência e da Padroeira da cidade
A apresentação na Avenida Cândido de Abreu contará com a participação de três escolas da rede municipal de ensino, 12 escolas da rede pública estadual e 18 entidades civis. O desfile contará a história do país desde o Tratado de Tordesilhas até o período democrático. Neste ano se comemora os 194 anos da Independência do Brasil. Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Curitiba também irão desfilar.
- Por que é feriado em Curitiba no dia da padroeira e não no aniversário da cidade?
- Feriado será com geada em parte do PR; Litoral também não escapa do friozinho
- Veja que ruas evitar durante desfile do 7 de Setembro em Curitiba
- Sete de Setembro terá tráfego intenso nas estradas do PR; 35 mil devem passar pela BR-277
Também será possível ver as bandeiras históricas, viaturas e veículos blindados. Fecham o evento, tropas a cavalo. Participam juntamente as bandas da 5.ª Divisão de Exército, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II), da PM-PR e a Banda Lira Curitibana.
Durante esse período, o trânsito de veículos na Avenida Cândido de Abreu e em outras ruas do Centro Cívico estará bloqueado. As interdições já iniciam às 23 horas de terça (6) e seguem até as 13 horas de quarta-feira. A. Cândido de Abreu, poré, permanecerá bloqueada até as 15 horas. A orientação é de que se busque caminhos alternativos
Grito dos Excluídos
A 22.ª edição do Grito dos Excluídos também acontece no Dia da Independência. Neste ano, o tema é: “Esse sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”. O evento tem como objetivo discutir e denunciar as diferentes formas de exclusão da sociedade, assim como reivindicar um Estado à serviço da Nação.
O encontro se dá a partir das 8h30 na Paróquia São Benedito, localizada próxima ao terminal do Capão da Imbuia, em Curitiba.
Moradores da região do Centro Cívico, entre as 18 horas de terça e 12 horas de quarta-feira, não devem deixar seus veículos estacionados na rua nos seguintes trechos: Alberto Folloni, entre as ruas São Sebastião e Manoel Eufrásio; São Sebastião, entre as ruas Eurípedes Garcez do Nascimento e Alberto Folloni; Eurípedes Garcez do Nascimento, entre as ruas Mal. Hermes e São Sebastião.
Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
A programação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais começa ainda nesta quarta, dia 7, data em que a Catedral Basílica faz aniversário. Haverá oração às 10h, missa às 12h, terço às 15h30 e véspera solene com exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, às 17h. Uma missa pela pátria será celebrada às 18h, também na Catedral. Já às 19h, haverá terço luminoso, na confluência das ruas Barão de Serro Azul, Nestor de Castro e São Francisco, no obelisco de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. As ações fazem parte do tríduo preparatório, iniciado na segunda-feira.
Curitiba terá Semana da Pátria marcada por protestos
Leia a matéria completaÉ na quinta-feira que acontece a Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. As missas começam às 8h30, quando se encerra a oração da manhã. As demais celebrações vão ocorrer às 10h, 12h e 15h.
A partir do meio-dia, a programação começa a movimentar também o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Às 12h, será celebrada missa de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Às 16h, haverá terço, seguido de procissão, às 17h, rumo à Catedral.
Ao chegar na Basílica, os fiéis poderão acompanhar as vésperas solenes (oração da tarde) e, às 18h, missa em consagração da Arquidiocese de Curitiba à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Durante todos os dias haverá venda de salgados, doces e bebidas no jardim lateral da igreja. A Catedral também abrirá a loja de artigos religiosos e colocará em funcionamento o bazar da Ação Social. Conforme a Catedral Basílica, os devotos que quiserem colaborar, poderão levar flores para adornar o altar da padroeira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião