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Rodovia

Projeto da BR-101 no Paraná volta à estaca zero

Crise econômica inibe ampliação de rodovia nacional no Paraná. | Henry Milleo/Gazeta
Crise econômica inibe ampliação de rodovia nacional no Paraná. (Foto: Henry Milleo/Gazeta)

A intenção de construir uma rodovia ligando os principais pontos do Litoral do Paraná ficou mais distante de se tornar realidade depois que a única empresa interessada em fazer o projeto desistiu da empreitada. O governo estadual publicou em diário oficial uma convocatória para estudar a viabilidade da “BR-101 paranaense”. O traçado começaria na divisa com Santa Catarina, formando um entroncamento com a BR-376, rasgaria toda a Serra do Mar, criando uma rota alternativa para a BR-116. O trecho conectaria os portos (inclusive o de Pontal, que ainda está sendo planejado).

O governo pretendia fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) e era necessário convocar o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), quando as empreiteiras financiam o estudo e projetos de engenharia. Depois, haveria uma licitação para escolher a empresa que faria a obra e teria o direito de explorá-la. Seria cobrado pedágio para trafegar no trecho, mas o governo estadual subsidiaria parte das despesas, para que as tarifas não ficassem tão caras.

A empresa Planos Engenharia, de São Paulo, foi a única que se candidatou para realizar o projeto. Contudo, no final de março, comunicou a desistência ao governo estadual, alegando que não reuniu investidores para financiar o estudo. A obra ainda não tem previsão de custo, mas ultrapassaria a casa de R$ 2 bilhões. A BR-101 cruza o Brasil de Norte a Sul e é interrompida no Parará. A proposta de fazer uma nova rodovia no Litoral vem sendo discutida há muitos anos, mas devido ao grande impacto ambiental na Serra do Mar e ao altíssimo custo ainda não foi realizada.

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