A intenção de construir uma rodovia ligando os principais pontos do Litoral do Paraná ficou mais distante de se tornar realidade depois que a única empresa interessada em fazer o projeto desistiu da empreitada. O governo estadual publicou em diário oficial uma convocatória para estudar a viabilidade da “BR-101 paranaense”. O traçado começaria na divisa com Santa Catarina, formando um entroncamento com a BR-376, rasgaria toda a Serra do Mar, criando uma rota alternativa para a BR-116. O trecho conectaria os portos (inclusive o de Pontal, que ainda está sendo planejado).
ponte
Os projetos da construção do ramal paranaense da BR-101 e de uma ponte entre Guaratuba e Matinhos estão intimamente ligados. Como a Gazeta do Povo mostrou na edição do final de semana, a arquiteta Mirna Cortopassi Lobo apresentou uma proposta de realizar uma ponte em dois andares, com o pavimento superior para a travessia e o andar inferior para um centro comercial. O governo informou que analisa a viabilidade do projeto e que a ideia pode ser incluída na nova convocatória que será chamada.
O governo pretendia fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) e era necessário convocar o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), quando as empreiteiras financiam o estudo e projetos de engenharia. Depois, haveria uma licitação para escolher a empresa que faria a obra e teria o direito de explorá-la. Seria cobrado pedágio para trafegar no trecho, mas o governo estadual subsidiaria parte das despesas, para que as tarifas não ficassem tão caras.
A empresa Planos Engenharia, de São Paulo, foi a única que se candidatou para realizar o projeto. Contudo, no final de março, comunicou a desistência ao governo estadual, alegando que não reuniu investidores para financiar o estudo. A obra ainda não tem previsão de custo, mas ultrapassaria a casa de R$ 2 bilhões. A BR-101 cruza o Brasil de Norte a Sul e é interrompida no Parará. A proposta de fazer uma nova rodovia no Litoral vem sendo discutida há muitos anos, mas devido ao grande impacto ambiental na Serra do Mar e ao altíssimo custo ainda não foi realizada.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora