Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rodízio no paraná

Projeto de lei sobre serviço funerário recebe sugestões em audiência pública

Duas propostas poderão virar emendas ao projeto de lei do deputado estadual Jocelito Canto (PTB) que libera a contratação de serviços funerários no Paraná. Aprovado em primeira votação no dia 26 de outubro, o projeto prevê o fim da obrigatoriedade de escolha de funerárias por meio de rodízio, como o que é realizado hoje em Curitiba, e veda a exclusividade do serviço às empresas que têm sede no município em que a pessoa morreu. No dia 27, quando o projeto seria apreciado em segunda votação, o deputado decidiu retirá-lo da pauta e convocar uma audiência pública para discutir o assunto.

A primeira proposta colocada durante a audiência realizada nesta terça-feira (10) na Assembleia diz respeito às cidades onde os serviços funerais são prestados por autarquias municipais, ou seja, são públicos. A ideia é excluir esses municípios da abrangência da lei. "Da forma como o projeto está, alguns serviços seriam excluídos da autarquia", diz a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Camila Kauan Menezes Zulian.

A outra proposta de emenda foi apresentada pelo proprietário da funerária Bom Jesus de Curitiba, Pedro Zenti. Ele sugeriu ao deputado Jocelito Canto que os serviços de transporte intermunicipal de corpos e a comercialização de urnas sejam prestados obrigatoriamente por uma empresa sediada na cidade onde ocorreu a morte ou por uma funerária da cidade onde o falecido morava. "Os deputados têm a grande oportunidade de aprovar uma lei que acabe para sempre com os agenciamentos e a disputa por corpos. Para isso, basta que pequenas mudanças sejam feitas no projeto", afirmou Zenti.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.