Derivada do latim angelus, a palavra anjo carrega o significado de mensageiro. No projeto “Anjos do Bem”, de Curitiba, anjos de tecido, confeccionados por centenas de voluntárias, têm como missão levar a mensagem da esperança a pessoas em tratamento contra o câncer. A iniciativa, criada há dois anos pela artesã Mariah Rodak, 50 anos, resultou, só em 2015, na entrega de 1,4 mil anjos para pacientes de oncologia. Neste ano, a meta é, no mínimo, manter esse número. As doações estão previstas para acontecer durante as ações do Outubro Rosa.
Veja imagens da confecção dos anjos
Especializada em bonecas de tecido, Mariah decidiu iniciar a campanha depois que entregou um anjo de Natal ao tio, que estava internado na UTI. Ele tinha câncer no pulmão e já estava descrente quanto a um possível progresso no tratamento. “Receber o anjo foi algo que ajudou a motivá-lo a acreditar na sua melhora. Depois disso, tive um ‘estalo’ e comecei a campanha”, comenta a artesã.
O primeiro passo foi um curso online para ensinar o artesanato a pessoas dispostas a abraçar o projeto. A ideia era que, ao invés de pagar as aulas para a artesã, os alunos enviassem os anjos pelo Correio depois de prontos. “Pessoas de vários estados e até de Portugal fizeram as aulas e mandaram os anjos”, relata Mariah. Paralelo a isso, ela montou workshops em ateliês parceiros de Curitiba e uma oficina permanente, no salão de festas de um condomínio no bairro Novo Mundo.
Hoje, a ajuda para o projeto vem de diversas formas. Há as voluntárias que participam dos workshops e, ao final da aula, doam os anjos para a mobilização; voluntárias que ajudam a ensinar as alunas dos workshops; empresários que cedem espaços de seus ateliês; fabricantes que doam materiais; e amigos que ajudam a divulgar a iniciativa. “Já não consigo totalizar quantas pessoas estão envolvidas. O projeto foi abraçado por muita gente. É muito bonito ver o brilho nos olhos de quem recebe os anjos”, pontua a artesã, ao enfatizar que a intenção é levar acolhimento aos pacientes. “É uma forma de levar carinho, renovar as esperanças deles”, define.
No ano passado, os anjos foram doados para pacientes de 40 instituições, entre hospitais e salas de quimioterapia. Parte da entrega foi registrada pela tevê e sensibilizou também quem assistiu a iniciativa.
A aposentada Guiomar Zagonel, 85 anos, procurou saber mais sobre o “Anjos do Bem” depois de ver uma destas reportagens. “Eu e minha filha começamos a procurar onde era o curso. Gostei muito da proposta”, diz ela. A colega de turma, Marilu Georgina Kaczalowiski, 73, ficou encantada com a campanha. “Achei muito bonito. Em casa, ficamos sem fazer nada. Quis vir ajudar”.
A artesã Solange Meri Felício Chiumento, 53, também chegou ao workshop do “Anjos do Bem” vendo o projeto pela televisão. No início do ano, acabou se tornando uma das voluntárias que ajudam a capacitar os interessados em confeccionar novos anjos. “Senti necessidade de ajudar de alguma maneira. Também tive familiares que faleceram de câncer”, conta. Para Solange, quem ajuda também é beneficiado pela iniciativa. “Já percebi que algumas pessoas chegam tímidas e depois vão se envolvendo, se soltando. A energia que existe no grupo é fantástica. Volto para casa recarregada depois das oficinas”, observa.
A cada abraçado recebido ao se despedir das participantes, ela afirma que procura se lembrar dos pacientes da campanha. “Imagino a energia boa que estou recebendo e mentalizo essas pessoas”, pontua.
A confecção dos anjos da campanha segue até o final de setembro. Os interessados em colaborar podem obter mais informações através do blog do projeto.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora