O projeto de lei que determina que as agências bancárias e instituições financeiras de Curitiba instalem câmeras em suas áreas externas foi aprovado, por unanimidade, em segunda votação, na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (20). A proposta prevê que as câmeras devem ser instaladas nas entradas, saídas, estacionamentos e passagens obrigatórias que são utilizadas pelos clientes.
O objetivo da medida é aumentar a segurança dos clientes e auxiliar a polícia na identificação de suspeitos de crimes, como a "saidinha de banco", na qual clientes são seguidos após sacar dinheiro nas agências e são assaltados. Por isso, a resolução das imagens feitas pelas câmeras deve permitir a identificação das pessoas.
A medida - de autoria do vereador Dirceu Moreira (PSL) - já tinha sido aprovada em primeira discussão na terça-feira (19). A Câmara Municipal tem 10 dias para enviar o projeto de lei para a sanção do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). O chefe do Executivo municipal terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de lei.
As agências bancárias terão de monitorar as imagens das câmeras durante o horário de funcionamento das instituições. As gravações devem ficar arquivadas por no mínimo seis meses e deverão ser disponibilizadas às autoridades quando for necessário.
Esse foi o terceiro projeto aprovado na Câmara Municipal de Curitiba com o objetivo de coibir a "saidinha de banco". Anteriormente, os vereadores aprovaram a lei dos biombos, que obriga os bancos a manterem divisórias entre os caixas e as pessoas que estão na fila, e a lei que proíbe o uso de celulares no interior das agências.