Após reunião com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), o projeto de lei que propõe a divulgação das calorias dos alimentos nos cardápios de bares, restaurantes e lanchonetes foi retirado da pauta da Assembleia Legislativa por três sessões seguidas. A discussão do projeto deve voltar à pauta no próximo dia 19.
A assessoria da Abrabar informou em nota que a mudança em vários cardápios deve encarecer os custos, que seriam repassados aos consumidores. "Nossa proposta é que se faça um cardápio único e padrão das informações de calorias e se há ou não glúten nos alimentos", disse a associação em nota.
O projeto de lei é de autoria do deputado Edson Praczyk (PL) e foi aprovado em primeira votação nesta segunda-feira (10). O autor do projeto, ao propor o novo projeto, tinha como objetivo alertar a população quanto aos hábitos alimentares mais adequados. Além das informações das calorias, o projeto recebeu emenda que pretende informar a quantidade de sal e glúten dos alimentos.
Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa, o projeto de lei deve entrar novamente em discussão somente no dia 19 de setembro. Para entrar em vigor, o projeto deve passar por mais dois turnos de votação até ser encaminhado para sanção do governador Beto Richa.
Proteção de vidro em buffets
A Abrabar informou em nota que o projeto de lei de autoria do deputado Roberto Aciolli (PV), que determina a obrigatoriedade de uma proteção de vidro acima dos balcões de buffets em restaurantes, será de fácil adaptação, pois a indústria já produz equipamentos que evitam a contaminação dos alimentos em exposição.