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Sistema curitibano passou a exibir o valor em reais e não mais em créditos, que eram definidos pela tarifa padrão do sistema, atualmente em R$ 2,85 | Walter Alves/Agência de Noticias Gazeta do Povo/Arquivo
Sistema curitibano passou a exibir o valor em reais e não mais em créditos, que eram definidos pela tarifa padrão do sistema, atualmente em R$ 2,85| Foto: Walter Alves/Agência de Noticias Gazeta do Povo/Arquivo

Urbs e empresas trocam acusações e pedem por auditorias na bilhetagem

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Desde o último domingo (23), a contagem de créditos no cartão transporte usado na Rede Integrada de Transporte (RIT) não é mais feita pela quantidade de viagens pela tarifa padrão (R$ 2,85), mas sim pelo valor em dinheiro. Quem tinha 10 créditos – mesmo que comprados ao valor antigo, de R$ 2,70 – passou a ter R$ 28,50, o que manteve o valor de compra. No entanto, caso haja um novo aumento e a tarifa suba para R$ 3, por exemplo, o usuário que realizar uma grande compra de créditos para garantir o valor mais baixo só poderá usufruir das passagens com o valor antigo no período de 30 dias. A informação foi confirmada pela Urbs na manhã desta segunda-feira (24).

Dessa forma, quem tiver R$ 28,50 creditados no cartão transporte, poderá ter o valor de R$ 2,85 da tarifa descontado por um mês. Após esse período, o desconto passa a ser do valor da tarifa vigente, hipoteticamente de R$ 3, neste exemplo. Se vencido o prazo de 30 dias e o usuário não gastou todo o valor que está em seu cartão, o desconto passa a ser automaticamente o da tarifa vigente. A Urbs também esclarece que, caso a pessoa faça uma nova recarga nesse período, a prioridade do sistema será a de descontar os créditos com o valor da tarifa antiga.

O modelo adotado por Curitiba difere do que ocorre com o Bilhete Único, em São Paulo - referência em bilhetagem eletrônica no país. No caso da capital paulista, o usuário que recarregar qualquer valor antes do reajuste de tarifa, terá descontado o preço correspondente ao da tarifa no dia em que fez a compra. Se a pessoa colocou R$ 270 em seu cartão transporte e a tarifa custava R$ 3, esse dinheiro renderá 90 viagens simples, mesmo que haja um reajuste do preço da passagem para R$ 3,50, por exemplo. Lá, não há prazo para a manutenção do poder de compra.

Além disso, o Bilhete Único paulista permite integração com outros modais – como ônibus, trem e metrô – além de integração temporal.

Liminar

Na última semana, o sindicato que representa as empresas de transporte de Curitiba e região metropolitana, o Setransp, obteve uma liminar na Justiça que determinava que a Urbs fizesse o pagamento de R$ 9,6 milhões que estavam atrasados e que parasse de atrasar os repasses. Nesta segunda-feira (24), a Urbs conseguiu derrubar a liminar, o que a exime do pagamento de multa diária de R$ 10 mil enquanto não normalizasse os pagamentos. Segundo a Urbs, a Comec ainda não depositou todo o valor do subsídio referente a este mês, o que prejudica a normalização do pagamento. O órgão também afirmou que, em que pese a dívida, não deixa de fazer os repasses a cada dois dias para as empresas. O problema é que o valor repassado é menor do que o devido.

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