Na coroa de flores usada no protesto dos policiais federais, há a mensagem "E aí PT? Polícia Federal paralisada, corruptos dando risada"| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Policiais federais em greve fizeram um protesto no Aeroporto Afonso Pena, que serve a cidade de Curitiba, na manhã desta terça-feira (14). A categoria, que reivindica aumento salarial, reestruturação das carreiras e aumento no número de policiais, usou coroas de flores para um enterro simbólico do diretor da corporação, Leandro Daiello.

CARREGANDO :)

Além desta ação, os policiais também fizeram uma panfletagem entre os usuários que utilizavam o aeroporto. No texto, acusam o governo federal de omissão com as reivindicações dos grevistas.

Os policiais federais fazem greve nacional desde o último dia 7 de agosto. Desde então, no Paraná, já foram feitas operações-padrão no Aeroporto Afonso Pena e também nas fronteiras com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

Publicidade

A emissão de passaportes, embora atrasada, está sendo feita na Superintendência do Órgão no bairro Santa Cândida, em Curitiba. No entanto, o comando de greve esclarece que o efetivo é menor e pode ocorrer um tempo de espera elevado. Para esclarecer dúvidas, é disponibilizado o telefone do órgão na capital: (41) 3251-7500

Reivindicações

As principais reivindicações da categoria são a reestruturação do plano de cargos e carreiras, a ampliação de efetivo policial e uma maior valorização da corporação.

Sobre o aspecto salarial, os policiais querem um piso de R$ 12 mil para os empregados com nível superior completo, já que atualmente as categorias de agentes, escrivães e papiloscopistas – mesmo com graduação curso universitário – partem da remuneração de R$ 7,7 mil.

Veja também
  • Dilma deve discutir propostas com servidores em greve
  • Centrais sindicais declaram apoio à greve de servidores
  • Paralisações causam transtornos e prejuízos na fronteira
Publicidade