O ato contra o aumento nas tarifas do transporte coletivo programado para às 18 horas desta quinta-feira (20), em Curitiba, já contava com cerca de 52 mil presenças confirmadas pelo Facebook na página do evento por volta do meio-dia. Os comentários na rede social pedem para que os participantes prezem pelos moldes da que ocorreu na última segunda-feira, zelando por uma manifestação pacífica.
O trajeto da manifestação novamente não foi divulgado com antecedência, mas a concentração inicial ocorrerá às 18 horas, no centro de Curitiba, na Boca Maldita. A Polícia Militar antecipou que fará o acompanhamento da manifestação. Agentes à paisana serão infiltrados na multidão para evitar tumultos.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) dará uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, às 15h30, para falar sobre a tarifa do transporte coletivo e outros assuntos relacionados ao sistema. Segundo a prefeitura, a entrevista acontecerá no Salão Brasil da Prefeitura.
Também estão programadas manifestações para esta quinta em Cascavel (20 mil confirmados) e em Irati (2,4 mil confirmados). Até o fim de semana, 13 cidades paranaenses promovem protestos. Possuem páginas no Facebook os protestos de Curitiba, Apucarana, Bandeirantes, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Irati, Londrina, Maringá, Palotina, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
A confirmação dos atos públicos se baseia nas informações das redes sociais, já que a organização dos movimentos populares é difusa e não há lideranças claras. Isso se explica pelo grande número de bandeiras levantadas pelos manifestantes, que agrega vários grupos sociais. Na última segunda-feira (17), 10 mil pessoas participaram da manifestação em Curitiba.
No Brasil, pelo menos 90 protestos devem ocorrer até o fim do mês, de acordo com a página do Facebook da Frente Nacional de Lutas em Defesa do Transporte Público, um dos grupos que organiza os protestos. A nível nacional, a maioria dos atos acontece nesta quinta-feira (20), no que foi instituído como o Dia Nacional de Lutas Contra o Aumento das Passagens. Outras 27 cidades do exterior, como Paris, Barcelona e Buenos Aires, também devem ter protestos em apoio aos movimentos brasileiros.
Além da diminuição das tarifas do transporte público, eles protestam contra a corrupção, contra os problemas dos serviços públicos de saúde, educação e segurança, contra a PEC 37 (que tira o poder de investigação do Ministério Público), contra os gastos excessivos nas obras da Copa do Mundo, entre outros. Segundo alguns organizadores, trata-se de um movimento de insatisfação generalizado.
Confira onde acontecem as manifestações no Paraná:
CuritibaQuarto ato em apoio ao Movimento Nacional contra o Aumento da PassagemQuinta-feira (20/06), 18 horas, na Boca Maldita.
2ª Farofada do TransporteSexta-feira (21/06), 18 horas, na Praça Rui Barbosa.
Manifestação contra a PEC 37Sábado, 22 de Junho de 2013, às 10h [horário não confirmado], sem local definido ainda.
ApucaranaManifestação em prol de melhorias pro BrasilSábado (22/06), às 9 horas, na Praça Rui Barbosa
BandeirantesManifestação por um Brasil melhorSexta-feira (21/06), às 17 horas, na Praça Brasil-Japão
CambéProtesto por melhorias no transporte públicoSegunda-feira (24/06), às 14 horas, em frente à Prefeitura
Campo MourãoCaminhada pacífica por um mundo mais dignoSábado (22/06), às 11 horas, na Praça São José
CascavelMarcha por direitos, marcha pelo BrasilQuinta-feira )20/06), às 18h30, no calçadão da Avenida Brasil
Francisco BeltrãoMovimento "O gigante acordou"Sábado (22/06), às 14 horas, no Calçadão
IratiI ato em apoio ao movimento nacionalQuinta-feira (20/06), às 17h30, na Praça da Bandeira
LondrinaMobilização Nacional em prol de melhorias no BrasilSábado (22/06), às 14 horas, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde
MaringáManifestação contra a PEC 37Sábado (22/06), às 17h30, em frente à Prefeitura
PalotinaManifesto Pacífico PalotinenseSábado (22/06), às 10h30, em frente à Igreja Matriz
São José dos PinhaisManifestação contra o aumento da tarifaSábado (22/06), às 15 horas, em frente ao antigo Terminal Central
Foz do IguaçuMarcha em apoio à revolta da SaladaSábado (22/06), às 18 horas, na Praça da Paz