Quatro integrantes de uma quadrilha especializada em roubar caminhões por encomenda na região metropolitana de Curitiba foram presos na tarde desta sexta-feira (18). Cristiano Scheffer Neto, 43 anos, de Santa Catarina, que fazia as encomendas para o grupo de assaltantes, ainda está sendo procurado.
O grupo começou a ser investigado em julho e chamou a atenção da polícia, porque roubaram uma série de caminhões-guincho. De acordo com o delegado Sérgio Cirino, responsável pela prisão, o trabalho policial ganhou força depois de um erro cometido por um dos integrantes da quadrilha durante um assalto.
"Em uma das empresas de guincho, conseguimos encontrar o número do telefone celular do ladrão. Em seguida, pedimos autorização judicial e interceptamos as ligações da quadrilha", explicou Sirino.
Com as investigações, a polícia descobriu que o grupo agia logo depois de receber as encomendas de Scheffer Neto. Os roubos eram cometidos principalmente nas cidades de Fazenda Rio Grande e Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, e também nos bairros CIC, Fazendinha e Umbará da capital.
PrejuízosSegundo o presidente do Sindicato de Empresas de Guincho, Auto-Socorro e Remoção de Veículos, entre julho de 2004 e julho de 2005, foram registrados dez assaltos deste tipo a cerca de oito empresas no Paraná, o que representa um prejuízo de R$ 800 mil.
PrisõesDe acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), que desmantelou a quadrilha, conseguiu prender durante a "Operação Fênix", como foi batizada, Rosildo Alves Ferreira, 30 anos, Vauderei Alves dos Santos, 22, Aroldo Monteiro, 36 e Ageu Luciano Leal, 26.
Os policiais ainda tentaram prender Cristiano Scheffer, em Blumenau, mas ele conseguiu escapar. Há cerca de dois meses, a polícia catarinene prendeu Jonas Roberto Scheffer, 35, apontado como ex-líder do grupo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião