Uma quadrilha acusada de tráfico internacional de drogas, comandada por presos da Cadeia Pública de Guaíra, no Oeste do estado, foi presa na madrugada desta terça-feira (5) pela Polícia Federal (PF) de Santa Catarina. O grupo é acusado de agir nos três estados do Sul. A "Operação Impunis" foi realizada no Paraná e em Santa Catarina. Nos dois estados foram presas 20 pessoas nesta terça-feira. Nove foram detidas no Paraná, algumas já estavam presas pela Polícia Civil das cidades por tráfico de drogas.
Segundo a delegacia da PF de Dionísio Cerqueira, de Santa Catarina - que comandou a operação -, foram oito meses de investigação para prender os envolvidos. Durante as investigações, 9 pessoas já tinham sido presas e 3 adolescentes apreendidos. Os jovens transportavam as drogas para a quadrilha.
Os entorpecentes vinham para o Brasil por meio de três fornecedores do Paraguai e entravam no país pela cidade de Guaíra. A coordenação da quadrilha era feita por presos da Cadeia Pública da cidade, segundo a PF.
Um grupo de traficantes ficava com a tarefa de aliciar "mulas" para fazer o transporte da droga. Os adolescentes eram os mais requisitados, em razão da maioridade penal a que estão sujeitos. As drogas eram pagas com carros furtados ou financiados com fraude. As delegacias da PR de Guaíra e de Guarapuava (região Central) também participaram da operação nesta terça-feira.
Cidades investigadas
Além de Guaíra, as cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão (Sudoeste) foram investigadas no Paraná. Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste em Santa Catarina também foram alvos da investigação.
Presos no Paraná
Segundo a PF de Santa Catarina, em Guaíra, foram presos José Ferreira, Angélica Gnoato, Carlla Aparecida Gnoato, conhecida como "Duda", João Carlos Gnoato, Washington Alves Vieira, conhecido como "Fio", e Marcelo Rogério Gnoato, o primeiro e o último já estavam presos na Cadeia Pública de Guaíra por tráfico de drogas.
Em Pato Branco foram presos Marcelo Garcia Fonseca e Ricardo dos Santos Vicari, conhecido como "Floripa". Os dois já estavam presos na delegacia da Polícia Civil por tráfico de drogas. Na cidade de Francisco Beltrão (Sudoeste) foi presa Rita Maria Sgarbossa, que já estava detida na Cadeia Pública da cidade. Outras 11 pessoas foram presas no estado de Santa Catarina nesta terça-feira.
A reportagem não conseguiu o contato com autoridades do governo do Paraná para comentar o caso.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora