Que a Lei Federal 11.108 de 7 de abril de 2005, que garante o direito à parturiente de ter um acompanhante, é um avanço ninguém discorda. Mesmo ressaltando os pontos positivos de tal legislação, alguns especialistas, no entanto, são céticos: às vezes, o acompanhante mais atrapalha do que ajuda.
Casos de pais que chegam alcoolizados para acompanhar a esposa, mulher que quer forçar o marido a entrar (ao ponto de alguns até se esconderem na hora do parto) e aqueles que tomam coragem, entram na sala de cirúrgica e na hora H desmaiam não são raros. Sem contar, os acompanhantes emocionados que na hora do nascimento do bebê abraçam o médico e prejudicam a assepsia do campo cirúrgico.
"Mesmo com tudo isso, ainda acredito que é muito positiva a presença do acompanhante. Na maior parte das vezes eles transmitem segurança à gestante e o parto fica mais tranqüilo", declara a obstetra do Programa Mãe Curitibana, Raquel Uglig.
A opinião é compartilhada pelo presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa), Fernando César de Oliveira. "Dependendo da estrutura física da maternidade é complicado, porque a paciente perde um pouco a privacidade, mas sempre que possível. Estudos científicos demonstraram a importância do acompanhante", diz.
Preparação
Oliveira ressalta também a necessidade de o acompanhante estar preparado para o momento. "A preparação é importante para que não haja interferência no trabalho do médico", afirma.
Algumas maternidades oferecem um curso de preparação. Outra possibilidade é o curso "Parto Sem Medo", oferecido pelo Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc). O próximo encontro acontece nos dias 8 e 9 de maio. Para participar há uma taxa simbólica de cinco novelos de lã. As vagas são limitadas e a inscrição encerra cinco dias antes do início das aulas. (TC)
Serviço: O curso "Parto Sem Medo" é realizado na Associação Médica do Paraná, localizada na Rua Cândido Xavier, 575 sala 01, no Água Verde. As inscrições podem ser feitas nas lojas Drogamed e Xiquita.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora