A professora Ilma Luciane Dias Proença, 30 anos, diz que quase perdeu a vida após fazer uma cirurgia de estômago há quatro anos. Ela acusa o profissional que fez a operação por erro médico. "Nem registro de cirurgião o médico tinha. Ele me enganou", conta. Ilma lembra que ficou muito mal. "Perdi 20 quilos em três meses e quase morri." Ela denunciou o médico ao Conselho Regional de Medicina (CRM) na época, mas diz que se frustrou com o resultado do processo. "Não adiantou nada, ele continua atuando até hoje. Agora, estou com uma ação na Justiça para exigir meus direitos", afirma.
Há 20 anos, a advogada Célia Destri defende os direitos de pessoas que sofreram danos físicos devido a erros médicos. No fim de 1990, Célia perdeu um rim por negligência médica. Ao sair do hospital, decidiu lutar por justiça. Poucos meses depois, em 1991, ela fundou a Associação das Vítimas de Erros Médicos (Avermes), no Rio de Janeiro. "Denunciar um médico ao CRM é uma perda de tempo. É lógico que existe corporativismo. Não adianta nada, médico não pune médico. Eu aconselho a entrar na Justiça e pedir a reparação de danos. E isso vale para qualquer categoria profissional, inclusive para a minha [a Ordem dos Advogados do Brasil]", diz.
A Avermes conta com cinco advogados voluntários comandados por Célia. Ela e sua equipe brigam por indenizações na Justiça. Já ganharam 150 processos e acompanham outros 700. Perfuração intestinal e de esôfago, instrumentos cirúrgicos esquecidos em pacientes, negligência em partos e em cirurgias de miopia são exemplos de casos defendidos pela associação.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião