Quase dois mil presos sairão de oito penitenciárias do Paraná temporariamente para as festas de Natal e ano-novo. Os detentos já cumprem pena em regime semiaberto normalmente, mas devido às festividades de final de ano, foram autorizados pela Justiça a saírem temporariamente a partir do dia 23 de dezembro. Eles devem retornar às unidades até o dia 5 de janeiro.
Das oito unidades que mantêm presos no regime semiaberto no Paraná, a Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (Cpai), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, terá o maior número de beneficiados, com 1.120 liberações. As demais autorizações de saída temporária serão concedidas nas unidades do interior do estado.
De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), os presos têm liberdade diferenciada, conforme cada pena. Dependendo do destino, se permanecerem na cidade de origem ou se viajarem para cidades do Paraná ou outros estados, os presos podem ficar fora da unidade de 6 a 12 dias. No último ano, o índice de presos que não retornaram às unidades após as saídas temporárias foi de 5,6%.
Essas saídas estão fundamentadas na Lei de Execução Penal. O benefício é concedido apenas para presos em regime semiaberto. O objetivo é garantir ressocialização de presos, por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora