• Carregando...

Após mais um dia praticamente sem chuvas na Grande São Paulo, o nível de todos os principais reservatórios que abastecem a região registrou queda, segundo dados divulgados pela Sabesp neste sábado (17). Apenas a Guarapiranga teve registro de 3 mm de chuvas, mas não evitou a queda de 0,2 ponto percentual de sua capacidade, atingindo a marca de 39,7%. O reservatório fornece água para 4,9 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista.

Já o Cantareira opera com 6% de sua capacidade neste sábado após baixar 0,1 ponto percentual. O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O sistema Cantareira registra ainda menos chuva nesse início de 2015. A primeira metade de janeiro trouxe cenário ainda mais pessimista do que era projetado por especialistas e governo: a quantidade de chuva nas represas e a vazão dos rios que poderiam socorrê-lo ficaram muito abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas estão elevadas, um incentivo para maior consumo.

O nível do Alto Tietê opera com 106% de sua capacidade após baixar 0,2 ponto percentual. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema passou a contabilizar o volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 29,4% de sua capacidade nesta sexta após cair 0,2 ponto percentual. O nível dos sistemas Rio Claro e Rio Grande caiu em relação ao dia anterior: 0,6 e 0,2 ponto percentual, respectivamente.

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 24,5% de sua capacidade. Já o manancial de Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 69,7% de sua capacidade. A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]