Kenneth P. Serbin é professor de História da Universidade de San Diego, Califórnia, EUA. Sua área de pesquisa concentra no elacionamento entre a religião ea democracia no Brasil.
Seu livro "Secret Dialogues: Church-State Relations, Torture, and Social Justice in Authoritarian Brazil", publicado no Brasil com o título "Diálogos na Sombra Bispos e Militares, Tortura e Justiça Social na Ditadura" (2001), teve grande repercussão internacional.
Tem publicações em jornais e revistas em vários países do continente americano. Viveu no Brasil durante seis anos e visita o país anualmente desde 1986.
Atualmente Serbin prepara-se para assumir, no segundo semestre de 2006, a presidência da "Brazilian Studies Association" (Brasa), grupo internacional e interdisciplinar de estudos sobre o Brasil custeado pela Universidade Vanderbilt, no Tennessee, Estados Unidos.
Também está finalizando a versão brasileira de seu novo livro, mais uma vez sobre o tema que mais pesquisa. "Gritos do Coração Uma História Social e Cultural do Clero e dos Seminários Brasileiros", ainda sem previsão de lançamento, será publicado pela Companhia das Letras.