A crise dentro do Partido dos Trabalhadores (PT-PR) atingiu também a disputa pela presidência do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato). A eleição ocorreu nesta quinta-feira. O atual presidente e candidato à reeleição, o professor José Rodrigues Lemos e sua oponente, a professora Maria Helena Guareze, são filiados ao PT paranaense e a disputa entre os dois é um reflexo da divisão entre o Campo Majoritário do partido, liderado por André Vargas, atual presidente regional da sigla, e os dissidentes, cujo uma das vozes ativas é do deputado federal Dr. Rosinha.

CARREGANDO :)

José Lemos afirmou em entrevista à Gazeta do Povo Online que o governo estadual, por meio da Secretaria de Educação, e o Campo Majoritário petista no Paraná, estariam apoiando a chapa de Maria Helena, como forma de conspirar contra a instituição.

Ele diz possuir documentos que comprovariam o apoio à oposição, como forma de transformar o sindicato em um "comitê eleitoral" e punir as últimas greves e reivindicações da categoria. E o apoio viria com envio de material timbrado e funcionários da secretária para trabalhar na campanha de Maria Helena.

Publicidade

Já a professora Maria Helena Guareze rebateu as acusações, dizendo que o atual presidente não estaria interessado em discutir propostas, estaria "desesperado" com a iminente vitória da sua chapa. Ela afirmou que sua posição é de independência e negou qualquer apoio da Secretaria da Educação à sua chapa. Concluiu falando de suas propostas, como discutir as questões trabalhistas dos professores do estado com o governo.

A Secretaria da Educação, por meio da sua assessoria, nega qualquer favorecimento a qualquer uma das chapas e declara não ter preferência ou participação nas mesmas.

Repleto de debates eleitorais, o pleito acontece nesta quinta-feira em todo o estado. A disputa política acirrada colocará mais de 56 mil educadores filiados para votar e eleger, além da presidência, o novo conselho fiscal, 29 presidentes e diretorias dos núcleos sindicais da APP, além dos representantes de municípios.