Atualizado em 14/08/06 às 19h
A Sanepar divulgou no início da tarde desta segunda-feira que durante a primeira semana de racionamento conseguiu-se reduzir em 20% a extração da água armazenada nas barragens Iraí e Piraquara I - que abastece grande parte de Curitiba e região metropolitana.
O índice de 20% era a meta que a empresa traçou - durante a campanha para reduzir o consumo - antes de implementar o rodízio no abastecimento. Como a resposta da população não foi satisfatória para a companhia, o sistema de rodízio foi colocado em prática na sexta-feira (4).
De acordo com a nota divulgada pela Sanepar, "este número (20%) é resultado do esforço conjunto da empresa e da população que está reduzindo o consumo de água tratada para enfrentar longa estiagem que afeta a região há vários meses".
Ainda segundo o documento, a produção de água tratada ns estações de tratamento de água Iraí e Iguaçu caiu 11,56% nos sete primeiros dias de rodízio.
Nesta segunda-feira, a barragem de Piraquara I estava 5,8 metros abaixo de seu nível normal, com cerca de 43,9% de capacidade. O caso mais grave é da barragem do Irai, que está com apenas 27,5% de seu volume total e com 3,88 metros a menos de água. Na represa do Passaúna, a água desceu 1,2 metros e está com 77,9% de sua capacidade.
O diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, informa que os técnicos e a diretoria da empresa estão avaliando a situação diariamente e que estão estudando para ampliar a redução da utilização das reservas hídricas - caso necessário. No entanto, diz a nota, "as medidas não estão definidas e tampouco a data de implementação".
Vazamento
Um grande vazamento de água chamou a atenção de quem passava pela Avenida das Torres, no bairro Uberaba, por volta de 7h desta segunda-feira. A Sanepar informou que houve um rompimento na rede de abastecimento, mas não soube dizer a causa. Para fazer o conserto, os técnicos da companhia tiveram que interromper o abastecimento na região.
Rodízio atinge bairros do Grupo 4 nesta segunda-feira
A partir de 14h, os bairros enquadrados no Grupo 4 terão a água cortada. O abastecimento começa a ser normalizado às 16h de terça-feira. Parte dos bairros de Almirante Tamandaré e Colombo, na região metropolitana, serão afetados.
Em Curitiba, os bairros Abranches, Ahu, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Cabral, Centro Cívico e São Lourenço serão afetados parcialmente. Já os bairros Boa Vista, Cachoeira, Santa Cândida, Taboão e Tingui serão atingidos de forma completa.
Veja em vídeo como estão os níveis das barragens
Leia também:
Sanepar depende da bolsa para suspender tarifa mínima
Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias
Interatividade:
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião