Uma pesquisa do Ministério do Turismo sobre o perfil dos visitantes estrangeiros que vem ao Brasil, divulgada na quarta-feira (18), mostra que os norte-americanos são os líderes no ranking das nacionalidades dos turistas que visitam Curitiba. Em 2014, eles responderam por 13,6% dos estrangeiros que vieram à capital paranaense. Na sequência aparecem os paraguaios (12,2%) e os argentinos (12%).
O que mais atrai os turistas à cidade são lazer (26,2%) e negócios (29%). Segundo a pesquisa, o tempo médio de estadia dos visitantes de fora do Brasil em Curitiba é de 19,6 dias. Os itens melhor avaliados em Curitiba foram serviços de infraestrutura, limpeza e segurança pública.
Os dados do Ministério do Turismo, provenientes de uma pesquisa feita em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontaram que o país foi visitado por 6,4 milhões de estrangeiros no ano passado. No âmbito geral, argentinos são os que mais fazem turismo no país (1,7 milhão), seguidos por norte-americanos (656,8 mil) e chilenos (336,9 mil). O principal motivo da visita é lazer (54,7%), seguido de negócios (21,9%) e amigos e parentes (20,1%).
Quando viajam a lazer, o destino preferido dos estrangeiros é o Rio de Janeiro (45,2%), seguido de São Paulo (19,4%) e Florianópolis (14,6%).
O levantamento ouviu 44.080 entrevistados, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora