São Paulo – O relatório da Anac sobre o apagão no Natal nos aeroportos conclui que a causa do colapso está localizada na operação da TAM. Embora mostre que problemas meteorológicos ou de infra-estrutura, como seqüenciamento de vôos, tenham agravado a crise, o relatório mostra que, entre todas as companhias, só a TAM teve problemas. "Associados a esses fatores externos, ocorreram problemas na operação da TAM, desencadeados inicialmente pela manutenção não programada de seis aviões." O relatório mostra ainda que a TAM planejava praticar overbooking – venda de bilhetes acima da capacidade dos vôos – de até 28% em 48 vôos no período do ano-novo. Com o colapso das operações da companhia na época do Natal e após uma auditoria feita por técnicos da Anac, a empresa adotou uma série de medidas preventivas para reduzir esse número. Os vôos com assentos vendidos acima da capacidade foram reduzidos para 11, com overbooking de 3% a 7%.

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O relatório mostra que o overbooking praticado pela TAM no Natal foi de 1% a 7% (média de 4%) em 125 vôos.

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