Na reta final da CPI do Transporte, a preocupação dos vereadores é de o relatório ficar pronto a tempo para promover mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014. Faltando 11 dias para a comissão encerrar a parte investigativa, o vereador Bruno Pessuti (PSC), relator da CPI, indica que seu parecer deve sair até o dia 20 de novembro.
A preocupação com o prazo é justificada por Pessuti não apenas pela necessidade de dar uma resposta à população, mas para garantir uma redução na tarifa. Isso porque os vereadores têm até o dia 20 de dezembro para aprovar a LOA de 2014. "A pressa é no sentido de reduzir a tarifa", justifica.
Na avaliação de Pessuti, a CPI já cumpriu um papel importante, mostrando algumas irregularidades e indicando alguns caminhos para redução da passagem. Mas ainda há quem ouvir: na última sessão, que será realizada no dia 24 de outubro, os vereadores pretendem convocar Ivan Bonilha, que foi o procurador-geral do município da época da licitação e atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).
A acareação entre os diretores da Enterhelp e Dataprom, que foi marcada e cancelada algumas vezes, deve ser descartada. Isso porque as empresas mandaram esclarecimentos por escrito e também pela falta de tempo.
Sobre o relatório final, Pessuti adianta que uma das medidas que serão recomendadas é a anulação do contrato de licitação do transporte, mas pondera que essa não é uma decisão que será colocada em prática de imediato. "É preciso avaliar se romper o contrato unilateralmente é interessante para a população. Será que teremos de arcar com essa multa de R$ 400 milhões, que é o patrimônio líquido das empresas?", analisa. Para ele, a população precisa de um transporte de qualidade com um preço justo, por isso é importante ter uma segurança jurídica antes de tomar qualquer decisão de rompimento contratual.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora