Uma reunião entre o presidente Lula e o presidente paraguaio Nicanor Duarte poderá pôr fim aos protestos realizados nos últimos dias na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná). Os motoristas paraguaios de táxis e vans querem que o Brasil diminua a fiscalização na fronteira.
Na tarde desta quinta-feira (9), durante encontro com autoridades paraguaias, representantes da Receita Federal e polícias rodoviárias, os motoristas pediram que além do relaxamento da fiscalização fossem liberados oito veículos apreendidos nos últimos dias. Porém, o delegado da receita afirmou que não poderia atender ao pedido e que outros cinco veículos haviam sido apreendidos.
O presidente Lula viaja no sábado (11) para o Chile, onde participará da cerimônia de posse da presidente Michelle Bachelet. Ainda em território chileno, Lula marcou uma reunião bilateral com Nicanor Duarte. Um dos pontos da conversa entre os dois presidentes será a fiscalização brasileira na Ponte da Amizade.
Os motoristas alertam que caso a fiscalização não seja diminuída na fronteira após o encontro dos presidentes novos protestos devem acontecer na próxima semana.
Na terça e quarta-feira, os motoristas paraguaios interditaram a Ponte da Amizade. O protesto causou muito tumulto e impediu que muitos pedestres, carros e ônibus cruzassem a ponte. A ponte só foi liberada no fim da noite desta quarta-feira.