Uma reunião entre técnicos e a diretoria da Sanepar na manhã de segunda-feira (24) em Curitiba deve definir as regras do racionamento na capital e região metropolitana.

CARREGANDO :)

Horários no corte do abastecimento, definição de quantos dias de racionamento por semana e os bairros atingidos serão alguns dos assuntos em pauta. Na reunião, ainda serão avaliadas a situação das barragens e a redução de consumo da população - que nesta sexta está em 8,41%.

De acordo com a assessoria da Sanepar, hospitais, postos de saúde, creches e escolas terão um atendimento diferenciado, provavelmente com a utilização de caminhão-pipa para manter o abastecimento.

Publicidade

A data de início do corte no abastecimento, segundo a companhia, ainda está indefinida, porém, cada vez mais próxima em decorrência da falta de chuva e da pequena adesão da população na campanha para reduzir o consumo em 20% para evitar o corte no abastecimento. (Confira a previsão do tempo)

Além disso, as duas principais barragens que abastecem Curitiba e região, Piraquara I e Iraí, estão operando - juntas - com 39,1% da capacidade nesta sexta-feira. A tendência é que o racionamento seja anunciado quando a capacidade das barragens atingir os 30%. Estado de emergência

No Paraná, segundo a Defesa Civil do estado, 42 municípios estão em estado de emergência. Quatro entraram com a documentação para decretar estado de emergência, e em outros 18 municípios a Defesa Civil não caracteriza situação de emergência.

Obras

Em Curitiba a companhia vai realizar serviços de melhorias no Sistema Iraí nesta sexta. Cerca de 23,2 mil pessoas poderão ficar sem água, caso não tenham reservatório domiciliar. Os bairros afetados serão Atuba e Bairro Alto. Em Colombo, na região metropolitana, poderá faltar água nos bairros Atuba e Monza. O serviço teve início às 14h e a normalização está prevista para a madrugada de sábado.

Publicidade

Em Piraquara, por conta de uma interrupção de energia elétrica para serviços de manutenção da Copel, a Estação de Tratamento de Água Iraí será paralisada, podendo ocasionar o desabastecimento de água para cerca de 1,9 mil pessoas.

Os bairros afetados são Laranjeiras e Mananciais da Serra e a normalização no abastecimento está prevista para as 20h30.

Leia também:

Moradores denunciam desperdício de água e alguns se mostram insatisfeitos com o atendimento da Sanepar. Veja em vídeo

Dicas para economizar água

Publicidade

Interatividade:A Sanepar está certa em prolongar o racionamento de água? Você acha que o racionamento já deveria ter começado? Como está o fornecimento de água em seu bairro?