O assessor para Assuntos Fundiários da Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp), Joclér Jéferson Procópio, esteve reunido na tarde desta quinta-feira com o superintendente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, para discutir sobre as providências a serem tomadas sobre a invasão na Fazenda Brasileira, em Ortigueira, região Central do estado, ocorrida neste sábado (16).
Na tarde desta sexta-feira está programada uma outra reunião entre a Sesp e os representantes dos trabalhadores sem-terra, além do advogado do proprietário da área. "Estamos preparando o plano de desocupação da área, mas tenho certeza que não precisaremos usar. Acredito que haja um acordo entre as partes", afirmou Procópio.
A Sesp afirma que ainda não recebeu o pedido de reintegração de posse formal, expedido na terça-feira pela juíza Carina Daggios da comarca de Ivaiporã, mas mesmo assim está fazendo o planejamento de desocupação, a pedido do Governador Roberto Requião. "Nós já sabemos que a juíza expediu a reintegração. Se for necessário, tendo em vista o número de trabalhadores que ocupam a área, cerca de 700, vamos disponibilizar o efetivo necessário, ou seja, cerca de 1400 políciais", disse Procópio.
AfobaçãoO pecuarista Osvaldo Petrilli já havia negociado com o governo 1500 alqueires da Fazenda Brasileira para a reforma agrária. A área total da fazenda é de 4375 alqueires. A informação, ainda não confirmada, de que a outra parte dos 1500 alqueires também seria negociada com o governo, pode ter motivado os trabalhadores que já estavam assentados a invadir a área restante.
Na reunião que será realizada nesta sexta-feira na Sesp, deve resolver esse suposto equívoco e fazer com que os sem-terra retornem para a área do assentamento. O Assessor para Assuntos Fundiários da Sesp, Joclér Jéfersson Procópio, acredita que amanhã pode ser formalizado um acordo de desocupação.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião