O réveillon fora de época, que ocorre neste sábado (3) na Praça da Espanha, já provocou alterações no trânsito na região. Para garantir a segurança das pessoas que vão participar da festa, a Secretaria de Trânsito (Setran) já bloqueou totalmente três ruas no entorno da praça.
Por volta das 20 horas, estavam totalmente bloqueadas os trechos das ruas Fernando Simas com Carlos de Carvalho, Saldanha Marino com Ângelo Sampaio e Carlos de Carvalho com Coronel Dulcídio. A Setran pode fazer novos bloqueios, de acordo com o número de participantes do evento.
MAPA: Confira os pontos com bloqueio
Até às 20h, 17,3 mil pessoas haviam confirmado a participação no réveillon na página do evento no Facebook. Outras 56 mil pessoas haviam sido convidadas.
Organização Informal
O evento não tem uma organização formal e as pessoas estão sendo convidadas a participar da festa por meio das redes sociais. A ideia desse réveillon, segundo um porta-voz que só dá entrevista por e-mail, sem ser identificado, é mobilizar a população para um evento divertido e inusitado. Por isso mesmo, o grupo não se compromete a levar música, bebidas ou fogos de artifício, deixando a responsabilidade por conta dos participantes. A festa foi criada porque o grupo acredita que o ano só começa efetivamente depois do carnaval.
Na versão de 2011, o réveillon fora de época deixou a Praça da Espanha com muito lixo no chão, carros com som alto e desrespeito ao meio ambiente. Os comerciantes sofreram também com a procura por banheiros nos seus estabelecimentos, sem que as pessoas consumissem algo no local.
Neste ano, os comerciantes da região demonstraram receio de que se repetisse o que o ocorreu no ano passado. Eles dizem não ser contrários à festa, porque ocorre em um espaço público. Mas fizeram apelos públicos aos organizadores, para que eles não pequem na política de boa vizinhança, e reclamaram da falta de planejamento.
A prefeitura não foi notificada oficialmente do evento, mas concordou em garantir a estrutura, apesar de afirmar que não apoia a festa. O órgão ainda ressaltou que a praça não comporta um evento desse porte.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) também participou da discussão. O órgão enviou ofício à Secretaria municipal de Meio Ambiente solicitando que o Executivo agisse para "impedir que este evento se realize sem o mínimo de condições e estrutura".
Para garantir a segurança das pessoas e a organização no trânsito, a prefeitura preparou uma estrutura com banheiros químicos e disponibilizou guardas municipais para auxiliarem na segurança do evento. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que a Polícia Militar também vai atuar na festa. Há preocupação também com o patrimônio público.
Confira os pontos com bloqueio no entorno da Praça da Espanha.
- Bloqueios na Praça da Espanha dependerão adesão a "réveillon"
- Prefeitura afirma que não apoia evento, mas garantirá estrutura
- 9 mil confirmam presença em réveillon fora de época
- Prefeitura prepara estrutura para receber "réveillon fora de época"
- MP pede à prefeitura condições para a realização de réveillon
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora