O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (10) a liberação de R$ 41,3 milhões para o pagamento das verbas rescisórias a professores e funcionários que foram contratados no ano passado por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Ao todo, segundo o governo, 32.517 profissionais têm direito a receber as verbas que não foram pagas em 2010.

CARREGANDO :)

A quantia paga aos professores e funcionários vai sair do orçamento de 2011 programado para a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Segundo o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o pagamento das verbas rescisórias representa cerca de 5% da folha de salários do governo estadual.

Desde outubro do ano passado, os professores do PSS enfrentam atrasos em seus pagamentos. Na maioria dos casos, essa situação foi regularizada apenas em 29 de dezembro. No entanto, as verbas rescisórias não foram pagas. Além disso, a Seed atrasou em dois dias o pagamento do décimo terceiro salário aos contratados por PSS.

Publicidade

Concurso

Até a última semana, cerca de 250 mil professores e profissionais de educação haviam se inscrito no Processo de Seleção Simplificado para a contratação de pessoal para atuar em vagas temporárias em escolas paranaenses. Devem ser contratados 30 mil professores e 7 mil funcionários de serviços gerais e administrativos.

O PSS é um meio emergencial para solucionar a falta de professores e funcionários nas escolas para o início das aulas. O governo do estado pretende, ainda, chamar 3 mil professores aprovados em concurso realizado em 2007.

"Este é o último ano que esperamos recorrer ao PSS. Vamos nos programar e fazer o planejamento para que, em outubro, esteja tudo preparado para que professores e diretores tenham o planejamento do ano seguinte", disse o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial do governo.

As inscrições para o concurso podem ser feitas pela internet até o dia 12 de janeiro, por meio do site www.grhs.pr.gov.br. De acordo com a AEN, serão avaliados critérios como licenciatura, pós-graduação e tempo de serviço. O resultado será divulgado no dia 17 desse mês, no mesmo site.

Publicidade