Pesquisadores ouviram 600 curitibanos
O 5.º Ranking de Excelência Administrativa e o 1.º Ranking da Excelência Política, do Instituto Brasmarket, foram feitos por meio de pesquisa realizada entre os dias 7 e 8 de abril, com 600 entrevistas em cada capital. De acordo com o instituto, o grau de confiança do resultado é de 95,5% e a margem de erro, de 4%. O primeiro ranking dentre as capitais incluiu as três do Sul. Nas próximas semanas, serão apresentados os desempenhos dos gestores das outras capitais.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi considerado o melhor em excelência administrativa dentre os três prefeitos de capitais da Região Sul em pesquisa de opinião feita pelo Instituto Brasmarket, no início deste mês. Beto Richa destaca-se pela administração pública, porém, deixa a desejar em sua imagem pessoal. O prefeito mais carismático e que, pela percepção popular, tem mais qualidades pessoais nas capitais do Sul é Dário Berger, de Florianópolis.
A sondagem de opinião foi feita para avaliar a capacidade e o desempenho de cada secretaria e o serviço público municipal, a qualidade da comunicação das ações desenvolvidas e a demanda social em relação a cada área.
O prefeito de Curitiba é o mais bem avaliado nos trabalhos desenvolvidos nas áreas de administração, saúde, finanças, meio ambiente, indústria e comércio, turismo, trânsito, obras, transporte e habitação. As ações de comunicação da prefeitura de Florianópolis, porém, são melhores do que as da administração de Curitiba e de Porto Alegre: os moradores da capital catarinense lembram mais do que os curitibanos e porto-alegrenses das obras e realizações da prefeitura.
As realizações das secretarias da Educação, Abastecimento, Assistência Social, além de áreas de limpeza pública e iluminação, são aquelas em que a prefeitura de Florianópolis tem mais destaque do que as outras duas capitais.
O instituto também mediu a imagem do governante. O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS), foi considerado o mais empenhado no combate à corrupção e o mais honesto. Beto Richa é tido como um prefeito que se empenha mais no combate ao desemprego e nos incentivos ao progresso e desenvolvimento da cidade. Mas Dário Berger, de acordo com as respostas, é o que tem mais capacidade pessoal, sensibilidade para questões sociais, energia e capacidade de comando, além de ser o mais simpático entre os três. No balanço final, Beto Richa ficou na frente no ranking de excelência administrativa e Berger em excelência política.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora