A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou um novo caso de gripe A H1N1 no estado, elevando para cinco os casos confirmados da doença em 2011. Uma criança de 6 anos do município de São Gabriel foi contaminada pelo vírus. Ela está internada e apresenta "boa evolução do quadro de saúde", segundo a secretaria.
Duas mortes já foram registradas este ano. Nesta semana, um homem de 71 anos, diabético, morador de Bagé (RS), morreu com a doença. Segundo a Secretaria, o paciente não tinha tomado vacina contra a gripe. A primeira vítima foi uma mulher de 48 anos, moradora de Anta Gorda. Ela foi internada no dia 1º de junho e morreu no dia 6.
Os casos suspeitos - 87 foram notificados - estão sendo tratados com o medicamento Tamiflu antes mesmo da confirmação por exame laboratorial.
A chefe da divisão de vigilância epidemiológica do Rio Grande do Sul, Marilina Bercini, afirma que, por enquanto, não há evidências de surto. "São casos isolados um do outro, em cidades bem afastadas uma da outra", disse. Segundo ela, a proximidade do estado com países onde há registros da doença e o frio facilitam a circulação do vírus.
No estado, a vacinação contra a gripe atingiu 78% da população-alvo (profissionais de saúde, gestantes, ciranças de 6 meses a 1 ano e 11 meses, índios e idosos de mais de 60 anos). A secretaria solicitou ao Ministério da Saúde mais doses da vacina .
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião