Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
gripe

RJ recebe 2º grupo que viajou com infectado

Oito pessoas que estavam em um grupo de brasileiros que participaram de um evento esportivo em Cancún, no México, onde estava o jovem carioca que contraiu o vírus da gripe Influenza A (H1N1), desembarcaram hoje no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro. Ao contrário do que ocorreu com parte do grupo que desembarcou ontem, a aeronave do voo 0905 da American Airlines não parou na área remota ao lado do Centro de Triagem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nenhum passageiro foi colocado em quarentena domiciliar voluntária. Ao desembarcar, eles foram perguntados apenas se sentiam os sintomas e alguns preencheram um formulário informando endereço, telefone para contato e a poltrona que ocupara no voo

"Os técnicos da Anvisa entraram em contato com a minha família antes da minha chegada. Em Cancún e Cozumel, no México, e nos Estados Unidos as pessoas levam a vida normalmente. O caso do rapaz está ligado à escala que ele vez na Cidade do México. Nossos parentes é que não pararam de ligar assustados com as notícias da imprensa aqui", disse o comerciante Ivo Graeter, que após torneio no México viajou com a família por uma semana para os EUA.

Apenas dois passageiros que não se identificaram desembarcaram usando máscaras. Ambos alegaram "precaução", apesar de os epidemiologistas descartarem a necessidade da máscara para evitar a contaminação. De acordo com o coordenador de Portos e Aeroportos da Anvisa, Marcelo Felga, o esquema montado pela agência e pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde "aumentou a sensibilidade" e conta com 80 agentes no aeroporto e oito bombeiros para inspecionar todos os voos internacionais e entrevistar individualmente todos os passageiros. No entanto, alguns relataram que receberam apenas folhetos com informações sobre a gripe suína

Alta hospitalar

O primeiro paciente do Rio de Janeiro infectado pela nova gripe um adulto jovem morador da Ilha do Governador, deve receber alta na quarta-feira, depois de cumprir dez dias de isolamento. De acordo com o boletim médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ele está sem sintomas e aguarda internado porque, em tese, ainda pode transmitir a doença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.