O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), sancionou nesta sexta-feira lei que cria um sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação oferecidos pelas universidades públicas do Estado. A medida vale para cursos de mestrado, doutorado, especialização e aperfeiçoamento. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, o objetivo é "assegurar gratuitamente aos graduados o aprimoramento, a qualificação e a especialização profissional, desde que carentes".
Do total de vagas, 12% serão destinadas a estudantes graduados negros e indígenas; 12% a estudantes da rede pública e privada de ensino superior; e 6% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.
No caso das cotas destinadas a alunos da rede privada de ensino superior, será reconhecido como "carente" o estudante que, para sua formação, foi beneficiado com bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou qualquer outro tipo de incentivo do governo.
As reitorias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) ainda não se pronunciaram sobre a decisão. De acordo com a nova lei, as instituições, "no exercício de sua autonomia, adotarão os atos e procedimentos necessários para a gestão do sistema, observados os princípios e regras estabelecidos na legislação estadual".
- Começa amanhã Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite
- PCC tem 'filiais' no DF e em outros 12 Estados
- Polícia frustra tentativa de fuga na Penitenciária de Francisco Beltrão
- Secretário de Segurança anuncia novo comandante da PM do Rio
- Casal suspeito de matar filha de 1 ano e 7 meses é transferido para presídio
- Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado
- Última edição do ano do Evento Amigo Bicho acontece neste sábado (8)
- Carro bate de frente com caminhão e dois morrem carbonizados na BR-476
- Polícia Federal faz operação contra PCC em dois estados e DF