As viagens nos trens turísticos podem ser feitas em bancos de madeira, sob um forte calor e em uma maria-fumaça que anda em certos trechos a menos de 30 km/h. Para os mais apaixonados, essa é a situação ideal. Ou então os passageiros podem deitar em uma confortável cabine com ar-condicionado, com um sofisticado serviço de bordo. Tudo depende do gosto e também do bolso. Os roteiros podem variar de R$ 5 a pacotes de R$ 8 mil.
O mais barato
O trecho é um dos preferidos de quem gosta do movimento das locomotivas. Na tradicional vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC paulista, os passageiros percorrem cerca de 300 metros, em uma viagem de cerca de 20 minutos, por R$ 5. O trajeto é feito em um antigo pátio de manutenção, perto de um museu ferroviário e de outras locomotivas, algumas do século 19.
Gastronômico
No Sul do país, o chamado Trem do Vinho tem o objetivo de preservar as culturas gaúcha e italiana. O trajeto entre Bento Gonçalves e Garibaldi é feito desde 1992 em meio a apresentações de teatro e de música, e diversas paradas são feitas para degustações. "Em cada parada as pessoas experimentam uma coisa. Tem degustação de vinhos em Bento Gonçalves, de suco de uva em Garibaldi e de filtrado doce em Carlos Barbosa", diz a coordenadora de Marketing da empresa que opera a rota, Mara Pasquali.
Resgate histórico
A culinária também é um dos fortes das rotas que atravessam Minas Gerais. Mas é somente um. A revitalização das rotas históricas entre São João del Rey e Tiradentes e entre Ouro Preto e Mariana foi alvo de um grande projeto. As estações viraram centros culturais, parques temáticos e museus onde há locomotivas de diversos modelos, como uma Balden, com mais de cem anos de uso.
Versão luxo
Além dos passeios ferroviários tradicionais, o setor turístico mirou as viagens de trens para criar opções sofisticadas, combinadas com estadas em hotéis de luxos e traslados aéreos, que permitem ao turista visitar em um único pacote atrações localizadas a centenas de quilômetros uma da outra. Um exemplo é o trem Great Brazil Express, cujo pacote de oito dias custa R$ 8 mil. Em dois dias, o trem faz a rota entre Ponta Grossa e Cascavel, no Paraná, e os outros seis dias podem ser no Rio, por exemplo. As cabines são confortáveis, luxuosamente decoradas. "São todos recebidos com champanhe", diz o diretor comercial da Grand Brazil Express, Adonai de Arruda Filho.
Histórico
A Serra Verde Express explora, entre outras rotas, a linha entre Curitiba e Morretes/Paranaguá. Os passeios são diários e há diferentes opções de acomodação: da classe turística, a R$ 39, à Litorina, com vagão de luxo de decoração inspirada em antigas composições, com a passagem de descida a R$ 260 por pessoa. O trajeto corta a Serra do Mar, por uma ferrovia centenária. O passageiro pode descer a serra e saborear o barreado, prato típico do litoral do estado, ou fazer o trajeto inverso.