O governo estadual lançou o programa Leite das Crianças no Vale do Ivaí e no Vale do Ribeira há cerca de dois anos e meio. As cidades da região têm os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado. Curitiba foi a última cidade a ser incluída no programa, em julho do ano passado. Hoje, todos os 399 municípios são beneficiados.
O programa garante um litro de leite por dia a crianças que vivem abaixo da linha de pobreza. A renda per capita da família não pode ser superior a meio-salário mínimo (R$ 150). Além disso, a criança precisa estar subnutrida.
O leite é entregue por produtores a laticínios, pasteurizado (com baixo índice de gordura, 3 %) e enriquecido com ferro e vitaminas A e B. O estado fornece o material para enriquecê-lo. O objetivo é diminuir a desnutrição infantil no estado.
Os laticínios entregam o leite nas escolas, que o armazenam em freezers. As entregas do leite são feitas nas escolas públicas, normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras. Por sua vez, as famílias têm a obrigação de ir buscar o alimento para que não sejam excluídas do programa.
O cadastro das crianças carentes é feito pelos agentes comunitários de saúde. Para receber o leite, as crianças passam por avaliações médicas constantes nos postos de saúde dos municípios. A fiscalização pela regularidade do programa é dos comitês gestores.
Além da nutrição infantil, o programa tem o objetivo de fomentar a cadeia produtiva do leite.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião