Depois de manter o racionamento suspenso por quatro dias em Curitiba e região metropolitana, a Sanepar decidiu retomá-lo a partir de 14h desta quarta-feira, afetando 277.711 moradores (Grupo 6) de parte dos bairros Alto Boqueirão, Atuba, Bacacheri, Boqueirão, Capão da Imbuia, Ganchinho, Hauer, Jardim Social, Pinheirinho e Tarumã, em Curitiba. A água será racionada em todo o bairro Sitio Cercado, Bairro Alto e Xaxim. Na região metropolitana, serão afetados parcialmente Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Colombo.
A decisão foi tomada com base na avaliação feita esta manhã pelos técnicos da companhia. Depois da análise foi observado que já estava sendo necessário utilizar, novamente, a água das cavas e das barragens particulares - impossibilitando assim prorrogar a suspensão do rodízio.
"O retorno do rodízio está sendo necessário porque a contribuição da água da chuva dada pelos rios Iraí, Pequeno e Itaqui caiu nas últimas horas. Esta é uma situação normal", diz o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.
Quando chove, explica Gerardi, o nível nos pontos de captação sobe e é possível poupar as barragens e outros contribuintes da bacia incremental. Após um curto período esta água acaba e é preciso voltar a utilizar os mananciais permanentes.
Apesar da chuva, que permitiu a suspensão temporária do rodízio, o nível das barragens continua abaixo do normal. Piraquara está em 6,15 metros e Iraí em 4,03m. As duas barragens permanecem fechadas e nesta quarta-feira a Sanepar deve voltar a utilizar a água das cavas e das barragens particulares.
Embora haja previsão de chuva para os próximos dias, a companhia adianta que o racionamento deve permanecer durante o feriadão. Nesta quinta-feira, são os moradores dos bairros enquadrados no grupo 7 que sofrerão com o corte no abastecimento.