O número de municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas em Santa Catarina subiu para 89, de acordo com boletim emitido pela Defesa Civil do estado na noite de desta quinta-feira (3). Os locais mais afetados estão na região norte do estado. Os municípios que mais sofrem com as chuvas são Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, e a capital, Florianópolis. Até a tarde desta quinta, 18.969 pessoas estavam desabrigadas.
A Defesa Civil informou que está prestando auxílio às famílias. Geólogos estão avaliando a situação dos municípios onde foi decretada situação de emergência. O órgão aguarda o envio de R$ 30 milhões, que devem ser liberados pelo governo federal. Esses recursos serão distribuídos entre os municípios.
A previsão para o fim de semana, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), é de chuvas a partir do fim da tarde de sábado (5) e de temporal isolado com rajadas de vento e granizo devido à aproximação de uma frente fria. O Ciram alerta para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos maiores volumes de chuva previstos e à vulnerabilidade do solo, especialmente no planalto (serra) e litoral entre sábado e terça-feira (8).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião