Em pleno inverno, a cidade de São Miguel do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, registrou nesta quarta-feira (22) a temperatura mais alta do Paraná desde abril, 34°C. A cidade situada a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu ficou conhecida nos últimos anos pelo intenso calor. No verão, os termômetros chegam a marcar 40°C.
O calor, atípico para esta época do ano, deve-se à permanência do ar seco no estado, segundo a técnica em meteorologia do Instituto Tecnológico Simepar, Vanessa D´avila. A região Oeste foi a que teve as temperaturas mais altas, seguida pela Norte e Noroeste. O quadro, com tempo quente e seco, deve predominar no estado até domingo (26), quando a temperatura começa a mudar. Na segunda-feira (27) pode chover.
Não foi só o calor que incomodou. A umidade relativa do ar variou de 20% a 30% em todo estado e foi baixa principalmente no Oeste, Norte e Noroeste. Em Paranavaí chegou a 15% e em Cianorte a 21%. Quando atinge o patamar de 20%, a umidade já é considerada baixa.
O período mais crítico do ar seco é das 12h às 16h, segundo o Instituto Simepar, porque neste intervalo as temperaturas atingem os valores máximos e a umidade fica mais baixa.