Depois de quase três anos de Operação Lava Jato, todo mundo parece ter uma história para contar sobre a maior operação contra a corrupção já deflagrada no país. Já estão presentes nas prateleiras das livrarias diversos títulos escritos por jornalistas, investigadores e advogados. Mas ainda há quem esteja tentando “surfar na onda” dos lançamentos. Pelo menos seis investigados da Lava Jato planejam escrever suas memórias sobre o caso.
Para quem estiver interessado em saber mais sobre a Lava Jato - não pela versão dos implicados -, já há títulos disponíveis nas prateleiras. Um deles é o livro do jornalista Vladmir Netto, “Lava Jato: o juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil”. A obra chegou a ser classificada por integrante da força-tarefa como o “único livro sobre a Lava Jato publicado que realmente vale a pena ler”.
Também já está disponível a obra “A Outra História da Lava-Jato”, de Paulo Moreira Leite. Já conhecido por ter publicado “A Outra História do Mensalão”, o autor aponta para uma crítica à maior operação de combate a corrupção do país.
Além dessas, outros dois delegados da força-tarefa já lançaram livros inspirados na operação. O primeiro foi o delegado Felipe Hayashi lançou um livro sobre o combate à corrupção. A obra “Corrupção - Combate Transnacional, Compliance e Investigação Criminal” é resultado do Mestrado realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Mais recentemente, o delegado Marcio Anselmo também publicou um livro. “Colaboração premiada – O novo paradigma do processo penal brasileiro” tem o prefácio escrito pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela condução dos processos da Lava Jato em primeira instância, em Curitiba.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora