Uma equipe de policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 13º Batalhão foi obrigada, na noite de quinta-feira (13), a patrulhar a Vila Tripa, no bairro Umbará, em Curitiba, com um microônibus. A Rotam do 13º tem cinco carros, todos com problemas mecânicos. Mesmo assim, os policiais conseguiram fazer três prisões por porte ilegal de armas.

CARREGANDO :)

Os três suspeitos foram levados em flagrante ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) da região Sul por volta das 22h com uma pistola calibre 22 e um revólver calibre 38. Chamou a atenção dos policiais civis que faziam plantão no Ciac o fato de quatro policiais militares conduzirem os criminosos com um microônibus. Eles confirmaram que o veículo também estava sendo usado no patrulhamento da região.

Foi o primeiro dia que a equipe usou o veículo de transporte coletivo para o patrulhamento. O Comando Geral da Polícia Militar não soube informar se o microônibus seria usado nesta sexta-feira (14). O 13º Batalhão da Polícia Militar não retornou as ligações da reportagem.

Publicidade

A Rotam é uma divisão policial responsável por fazer a vigilância de áreas consideradas de risco – como é o caso da Vila Tripa – e dar reforço em ocorrências críticas. O microônibus é usado geralmente quando é necessário deslocar um grande contingente de policiais – como nas blitze – ou quando há um grande número de detidos – como foi o caso dos 23 estudantes de Direito detidos por dar um calote em agosto deste ano.

O major Adonis Nobor Furuushi, da comunicação social da PM, destaca que "pelo menos, todas as viaturas da Rotam do 13º estão nas oficinas". O policial não soube dizer quando os carros estarão aptos para voltar às ruas. Furuushi acredita que cinco carros sejam suficientes para a divisão policial.