Curitibanos não vão guardar os casacos de inverno tão cedo.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Junho chega com temperaturas baixas e manhãs congelantes, no estado do Paraná. Na quinta-feira (4), o frio pode dar uma amenizada, ainda com tendência de temperaturas baixas. Não há previsão de geadas no estado até terça-feira (3), segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar.

CARREGANDO :)

O frio deve se acentuar na virada de terça para quarta-feira (3). A nebulosidade que faz uma espécie de proteção na atmosfera (o que impede a perda de calor) deve diminuir, o que leva a temperaturas menores.

Confira a previsão do tempo em todo o estado do Paraná

Publicidade

Na quinta-feira as temperaturas se elevam, mas não muito. Em Curitiba, a marca deve ser de 9ºC ao amanhecer, segundo informações do Instituto Meteorológico Simepar.

Por que Curitiba é tão nublada?

Outono e Inverno são consideradas a estação “seca” do ano, em Curitiba. A incidência de chuvas é menor. Ainda assim, há muitos dias nublados. Você sabe por que isso acontece? Se está (quase) sempre nublado no frio, por que não chove sempre? Descubra na reportagem.

Leia a matéria completa

O tempo frio deve predominar nas porções Leste e Sul do estado. O Litoral e a divisa com São Paulo deve enfrentar um tempo um pouco mais instável, com chuvas, entre domingo (31) e segunda-feira.

A Região Metropolitana de Curitiba enfrentou a madrugada mais fria do ano no último sábado (30). As temperaturas chegaram a 6,2ºC na capital e a 3,9ºC em Fazenda Rio Grande.

Outono

Viradas bruscas no tempo, como o frio intenso que atingiu o estado na última semana, são comuns neste período final de Outono. “É uma dinâmica atmosférica muito rápida, às vezes as coisas mudam em menos de 24 horas”, explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendonça Mendes.

Publicidade

Chegou a hora de doar agasalhos e cobertores

Campanhas de arrecadação de roupas para inverno e cobertores já começaram e devem atender instituições de caridade e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia a matéria completa

Com o avançar do mês de junho, a tendência é que o tempo fique mais parecido com o de Inverno, pouco a pouco. Nesta estação, o frio é mais rigoroso, e as mudanças climáticas são mais bem definidas: via de regra, as massas de ar frio passam pelo estado vindas da região Sul, o que traz a chuva e uma queda de temperaturas.