Após dois meses e meio de greve, os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) retomarão as atividades a partir desta quarta-feira. No Paraná, a volta ao trabalho foi definida em uma assembléia realizada na manhã desta terça-feira com representantes do Sindicato dos Servidores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Paraná (Sindiprevs).

CARREGANDO :)

Os servidores aceitaram a proposta do governo de bonificação de R$ 140 milhões a ser dividida entre os servidores (60% para ativos e 40% para aposentados). O aumento bruto nos salários ficará, segundo as contas do governo, entre 7,3% e 12,8%, sem contar um reajuste de 8,5% negociado pelos trabalhadores em dezembro do ano passado. O aumento será incluído na folha de salários de janeiro.

A forma como será este retorno ainda não foi definida. O atendimento terá que ser ampliado em duas horas por dia e os servidores terão que fazer plantão de cinco horas por três sábados seguidos. Como não houve paralisação total das agências do Paraná, nem todas terão que abrir no fim de semana.

Publicidade

Além disso, será necessário definir qual o horário de abertura dos postos. Segundo informações do ParanáTV, é possível que em alguns lugares do interior as agências reabram apenas na tarde de quarta ou na manhã de quinta. Toda essa discussão será às 15h desta terça, em Curitiba, entre as cinco gerências do estado e a direção do INSS.